Human Skills

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Human Skills

Mensagem por Wanda Maximoff em Sex Jul 27, 2018 11:09 pm

Atributos

Os atributos fazem parte do cânone dos RPGs, servindo como um medidor de capacidades, pontuando as forças e fraquezas de um personagem, assim determinando suas habilidades físicas mais proeminentes. Um personagem pode ser mais forte, mais ágil, inteligente ou resistente, a depender da sua distribuição de pontos de atributo na hora da construção da ficha. Os atributos são seis, sendo eles:

i. Força: serve para medir a força física do personagem e, a depender da distribuição de pontos, seu personagem pode conseguir gladiar com oponentes mais fracos ou até mesmo a golpear profissionais e nocauteá-los com um único soco.

ii. Resistência: é o responsável por determinar o quanto de defesa o personagem pode obter, podendo ele resistir desde a um único golpe a até um soco de meia-tonelada, a depender, claro, da distribuição de pontos. Bastante formidável para nutrir poderes defensivos, como geração de campos de força e super-resistência.

iii. Inteligência: mede a genialidade de um personagem que, se lapidar bem tal atributo, pode ser capaz de resistir a invasões mentais, construir armas e aparatos tecnológicos e virar um gênio da computação ou um grande hacker. Perfeito para poderes psíquicos, como telepatia e afins.

iv. Agilidade: ótimo para os ligeiros, que possuem um físico mais esguio e que são rápidos na hora da esquiva e dos ataques rápidos. Geralmente aqueles que são ótimos neste atributo não são muito fortes ou resistentes, mas conseguem esquivar-se de praticamente qualquer golpe, podendo facilmente se desvencilharem de uma gravata ou um golpe que, em outros, seria fatal. Perfeito para poderes que permitem veloz movimentação, como super-velocidade, sentidos aguçados, super-agilidade e mimetismo felino.

v. Convicção: é a capacidade de se relacionar com outras pessoas. Ou seja, para um herói é a habilidade de ser querido, sua simpatia e fama. Já para os vilões, é a habilidade de convencer ou manipular alguém, ou melhor, é a lábia do mesmo.

vi. Vigor: é o atributo responsável pela sua energia física, podendo variar desde vigor para lutar por horas ou o dia inteiro, ficar minutos debaixo d’água ou até mesmo ter vigor suficiente para passar minutos no vácuo espacial. Ótimo para poderes que envolvem cura.



Para o que servem?


Os atributos servem em ON para determinarem o nível de sucesso do personagem em ações específicas e que não envolvem os poderes. Os atributos são utilizados em movimentos, ataques e defesas em que os poderes e sub-poderes não estão sendo utilizados, não podendo ser somado os pontos dos sub-poderes com os pontos de atributo, precisando separar movimentos e ações que envolvem os atributos dos movimentos e ações que envolvem sub-poderes. Em ações, os dados servem como determinador de sucesso ou falha e não de ataque/defesa, necessariamente.

O atributo Força será levado em conta em ações de ataque, resistência em ações de defesa, agilidade em ações de esquiva, inteligência em ações que envolveram alguma forma de estratégia e a convicção será determinante em ações que envolvam interação. Já o atributo vigor estará relacionado a quantidade de energia de um personagem.



Ações

Como dito anteriormente, o atributo força será usado para ataque e funcionará da seguinte forma:
PF (Pontos de Força) + Resultado do Dado = RA (Resultado do Ataque)

É claro que o oponente terá a chance de tentar se proteger, tendo, assim, duas escolhas: se defender ou se esquivar do ataque. Para isso, será usado uma das seguintes fórmulas (a depender da escolha do player):
Defesa: PR (Pontos de Resistência) + Resultado do Dado = RD (Resultado de Defesa)
ou
Esquiva: PG (Pontos de Agilidade) + Resultado do Dado = RE (Resultado de Esquiva)

A diferença entre RA e RD ou RA e RE será a quantidade de Hp a ser retirado da vítima.



Barra de Energia

Como todo ser existente até hoje, nossos personagens também se cansam. Por isso, será implantado no nosso sistema a Barra de Energia, que é nada mais nada menos que um medidor da quantidade de ações que determinado personagem consegue fazer antes de ficar totalmente exausto.

Como vai Funcionar? Simples, a energia estará diretamente relacionada ao vigor do personagem, ou seja, quanto maior o vigor, maior a energia. Os pontos de vigor serão multiplicados por 10, resultando na quantidade de energia do personagem. E essa energia irá diminuir conforme o personagem age dentro do RPG. Mas não se preocupe, a energia perdida em uma missão não afetará outras missões, levando em conta que o fórum é atemporal.

Reposição de energia A energia perdida não será acumulativa, ou seja, a energia perdida em uma missão não será levada em conta em outras missões. Porém, caso sua energia se esgote antes do fim de uma missão, você terá que esperar até que ela seja reposta para fazer uma nova ação. A cada turno inerte, é reposto 50 PE (pontos de energia).

Como minha energia é perdida? A cada ação você perderá uma quantidade x de energia, a depender do tipo de ação feita. Segue abaixo a tabela de energia a ser retirada por tipo de ação:

Utilização de Poderes Mentais: - 6PE por turno.
Utilização de Poderes Mágicos e Incomuns: - 5PE por turno.
Utilização de Poderes Miméticos: - 4PE por turno.
Utilização de Poderes Elementais: -4PE por turno.
Utilização de Poderes Cinéticos: -3PE por turno.
Utilização de Poderes Físicos: - 3PE por turno.
Ações Humanas (Desde que seja necessário a utilização de dados): - 2PE por turno.



Pontos de atributo


Os pontos de atributo são adquiridos com experiência de vida, ou seja, quanto mais velho o personagem, mais pontos de atributo para distribuir na ficha. Entretanto, a partir de uma certa idade, as pessoas, com exceção daquelas com longevidade, começam a perder a força, resistência e a maioria das outras habilidades físicas humanas. A seguir a distribuição de pontos de atributo (PA) de acordo com as idades de personagem:



✤ Civis:


de 2 a 10 anos || 20 PA
de 11 a 17 anos || 25 PA
de 18 a 25 anos || 35 PA
de 26 a 35 anos || 50 PA
de 36 a 50 anos || 60 PA
de 51 a 70 anos || 45 PA
de 71 a 89 anos || 30 PA
90 anos ou mais || 25 PA



✤ Imortais/Semi-imortais:


de 2 a 10 anos || 20 PA
de 11 a 17 anos || 25 PA
de 18 a 25 anos || 35 PA
de 26 a 35 anos || 50 PA
de 36 a 50 anos || 60 PA
de 51 a 70 anos || 75 PA
de 71 a 89 anos || 100 PA
90 anos ou mais || 120 PA



Pontos por nível


Essa parte é bem simples, na verdade. Como o maior objetivo do jogo é subir de nível para tornar seu personagem mais forte, nada mais lógico do que também aumentar seus atributos conforme aumenta o nível. Portanto, a cada nível que seu personagem subir, também ganhará mais 2 pontos de atributo pra distribuir como quiser.



By Infinity and edit by Wanda.


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